Explicações de Matemática ao 10º ano

As explicações de matemática aos alunos do 10º ano, são relevantes para a maioria dos alunos que entram no ensino secundário, por vários fatores, entre os quais destacam-se :
- o grau de exigência cognitiva do ensino da matemática, no ensino secundário é incomparavelmente maior do que os alunos estão habituados no ensino básico.
- algumas deficiências de conhecimento não adquiridos no ensino básico, podem ser determinantes para a incapacidade de progressão no ano letivo, colocando incerteza no sucesso escolar.
- inicia-se, no 10º ano, após a absorção dos elementos mais básicos da matemática que deviam ser apreendidos até ao 9º ano, os conhecimentos que nos levam à parte mais nobre e importante da matemática - o cálculo infinitesimal, essencial como base para o sucesso no 12º ano ( ano de exames nacionais) .

Pelas razões apresentadas, uma boa "performance" do aluno no 10º ano de matemática, é condicionador do seu desempenho nos anos seguintes.
Por vezes, e com alguma frequência, alguns encarregados de educação e estudantes ficam supreendidos com as fracas avaliações de que o estudante é alvo no 10º ano, quando as mesmas eram bastante satisfatórias nos anos do ensino básico, nomeadamente no 7º, 8º e 9º anos.
De facto, essa realidade é bastante frequente e quanto a nós tem as suas raizes no "salto" abrupto que é exigido aos alunos no ensino da matemática a partir do 10º ano, inclusive,  e cuja responsabilidade centra-se nos programas do ministério de educação que deveria  ter em conta uma exigência mais gradual e cadênciada do ensino da matemática nos diversos anos do ensino.

Assim, os programas de matemática, são facilitadores para os alunos até ao 9º ano, criando um "gap" desnecessário entre o 9º e o 10º, quando falamos de exigência cognitiva e que imensos alunos não estão preparados para esse impacto.

Os explicadores do Quantum-Centro de Explicações de Lisboa, estão preparados para ajudar os alunos do 10º ano de matemática, seja ela matemática A ou B  a compreenderem, a geometria no plano e no espaço, soma de vetores,  equações reduzidas no plano, equações afins, funções polinomiais, funções definidas por ramos, funções módulo, funções quadráticas, inequações, decomposição de polinómios, estatística descritiva e estatística indutiva, medidas de localização de uma amostra, medidas de dispersão ... e muito mais.

Consulte os nossos preços e contacte-nos